Santa Casa de São Carlos realiza mais uma captação de orgãos
Doador é um menino de 11 anos, seis pessoas devem ser beneficiadas
Na noite da última quinta-feira (08), a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos realizou a captação de múltiplos órgãos de uma criança de 11 anos.
A criança que se tratava de um menino, teve morte cerebral constatada na noite da última quarta-feira (07), devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O garoto passou mal na escola em que estudava em São Carlos.
Segundo a enfermeira da Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Rosângela Aparecida de Sousa, a confirmação de morte cerebral ocorreu na noite de quarta-feira (07/12).
A família foi informada sobre a morte e concordou com a doação. “É um momento muito difícil, então a gente precisa dar todo o conforto para eles, ser muito transparente, explicar todo o processo e protocolo de morte encefálica, todas as fases, todos os testes clínicos de forma bem clara e objetiva, para que eles possam entender”, disse.
Equipes do Hospital das Clínicas e do Banco de Olhos de Ribeirão Preto, além de uma equipe do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, participaram da cirurgia para retirada de pulmão, fígado, rins e córneas.