Região

EcoNoroeste assume a gestão das rodovias das regiões de S. Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Bebedouro

A primeira etapa da nova concessão engloba 442 quilômetros de vias. No total, serão investidos R$ 13,9 bi em obras e operação

Nesta segunda-feira (1º de maio), a concessionária EcoNoroeste assume a primeira etapa da concessão do Lote Noroeste, com 442 quilômetros de rodovias, que atravessam as regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e os municípios de Bebedouro e Sertãozinho, e estavam sob administração da AB Triângulo do Sol. Esteve presente no evento de início da nova gestão, o diretor-geral da Artesp, Milton Persoli.

O pacote de investimentos totais é estimado em R$ 13,9 bilhões (entre obras e operações) ao longo de 30 anos de concessão, para modernização das rodovias em obras como duplicação de mais de 120 quilômetros de pistas e 95 quilômetros de terceiras faixas. As intervenções trarão mais segurança e fluidez ao tráfego. Outro benefício importante para os motoristas, , esse em vigor imediatamente, será a redução média de 9% nas tarifas de pedágio, e a implementação do DUF (Desconto de Uso Frequente), que pode levar a um abatimento de 95% no valor do pedágio, dependendo da praça e de quantas vezes no mês o veículo passar pelo local .

O Lote Noroeste contempla, no total, 600 quilômetros de pistas de cinco rodovias: SP-310 (Rodovia Washington Luís); SP-323 (Rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto); SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima); SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil) SP-351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone), entre as regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos, Bebedouro, Barretos e Ribeirão Preto. Além do trecho já transferido da AB Triângulo do Sol, a malha contemplará mais 158 km, atualmente sob operação da Tebe, que serão transferidos para a nova concessionária em 2025.

Obras previstas

O total de investimentos previstos para o Lote Noroeste é R$ 13,9 bilhões, sendo que R$ 5 bilhões deverão ser aplicados em obras nos primeiros sete anos. Algumas das intervenções prioritárias são:

Duplicação de 54 quilômetros de pistas na SP-351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone), entre os municípios de Bebedouro e Catanduva;

Duplicação de 69 quilômetros na SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari, Dr. Mário Gentil), entre os municípios de Taquaritinga e Borborema.

Implantação de 95 quilômetros de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís (SP 310). Um dos trechos entre Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol e outro entre São Carlos, Ibaté e Araraquara.
Implantação/adequação de 26 quilômetros de vias marginais na Rodovia Washington Luís (SP 310), em São José do Rio Preto e São Carlos e na SP 326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima), em Barretos;

75 quilômetros de ciclovias;

37 implantações ou ampliações/adequações de dispositivos;

Implantação/Adequação de 42 passarelas;

Instalação de 17 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 3 balanças fixas e 3 pontos de paradas de descanso serão implantadas/adequadas para caminhoneiros.

Redução de tarifa e DUF

Além da modernização das rodovias, os motoristas terão um benefício importante com a redução média de 9% no valor das tarifas, já a partir desta segunda-feira (1º). O custo final dependerá da localização da praça de pedágio. Além disso, também será concedido um desconto adicional de 5% para quem usa tag (pagamento automático).

Outra novidade nesta concessão é o DUF (Desconto de Usuário Frequente) que concede redução nas tarifas para os usuários que mais utilizam a rodovia. Dependendo da praça de pedágio e da quantidade de vezes que o motorista passar pelo ponto de cobrança dentro do mesmo mês o desconto pode chegar a 95%. O desconto estará disponível para quem utiliza pagamento automático.

Os usuários da rodovia terão também uma ampla estrutura de atendimento. Serão, ao todo, 17 bases de serviço de atendimento ao usuário, 40 veículos de serviço – entre viaturas de inspeção de tráfego, atendimento pré-hospitalar, guinchos leves e pesados, caminhões pipa e de apreensão de animais – além de 300 câmeras espalhadas pelas rodovias.

Novas tecnologias

O Lote Noroeste também trará novidades no uso de tecnologias que visam trazer mais segurança e conforto aos usuários, como o pagamento por aproximação com cartão de crédito e débito. Com a adesão das sete praças da EcoRodovias ao sistema, passam a ser 106 os pontos de cobrança de pedágio da malha concedida paulista que passam a aceitar esse modelo de pagamento (sendo que 28 aceitam somente a cobrança no débito).

Outra novidade, que será implantada gradualmente, é o Sistema Automático Livre – de cobrança 100% automática – que fará a eliminação de todas as praças de pedágio que existem na malha e sua substituição por pórticos. A troca ocorre a partir do segundo ano do contrato de concessão e será finalizada no sétimo ano.

Também será implementada a pesagem dos caminhões em movimento na própria faixa de rolamento, que evita que o motorista passe pelo Posto Geral de Fiscalização para fazer a pesagem tradicional (caso não esteja com sobrepeso). As rodovias também contarão com câmeras CFTV-IVA (Análise Inteligente de Vídeo), que detectam todo tipo de movimento como veículos até andarilhos e agilizam o atendimento aos usuários.

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