UFSCar, território do encontro e da diversidade
Na próxima segunda-feira, 25 de março, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, entre veteranos e calouros, cerca de 12 mil estudantes (Confira neste link a matéria com a programação da Calourada 2024). Desse total, mais de 80% são veteranos e o restante, são futuros universitários, aprovados por meio do SiSU 2024 e outras modalidades de ingresso, como o Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), os editais de Migrantes de Portadores de Diploma, e o Vestibular Indígena, processo que acontece desde 2008.
A caloura curso de Terapia Ocupacional, Tsainama Vivian Pacifico Reis, que se identifica como Vivian Marúbo, está entre esses 12 mil estudantes que ingressam ou retornam às salas de aula, laboratórios, grupos de pesquisa, projetos de extensão e outras atividades que fazem parte da vida acadêmica dos 68 cursos presenciais de graduação, 66 com ingresso pelo SiSU e os outros por Área Básica de Ingresso (ABI).
“Deixar a família, ficar longe de cada um deles, dá um aperto no coração”, relata Vivian Marúbo. “Quando eu cheguei aqui [São Carlos], fiquei um pouco assustada, mas acho que estou, aos poucos, me adaptando”, completa a estudante, que escolheu a UFSCar seguindo os passos do tio, que se formou em Pedagogia na Universidade.
Reduzindo distâncias
No dia 18 de março, primeiro dos cinco dias da programação de acolhimento a estudantes indígenas e de outros países, Vivian Marúbo certamente experimentou encontros inusitados, ao compartilhar momentos com futuros colegas na UFSCar com sobrenomes, como Yamamoto, Kabawa, Jimenez, Djata, e também com outros 81 estudantes indígenas, recém-ingressos junto com Vivian na Universidade neste primeiro semestre letivo de 2024.
A programação da recepção surgiu, há alguns anos, por demanda do Centro de Culturas Indígenas (CCI), coletivo que se organiza para apoiar as demandas dos indígenas recém-chegados à Universidade e estudantes veteranos de outras nacionalidades. A atividade é uma parceria entre a Administração Superior da UFSCar e o CCI, iniciada no ano passado.
Mas entre os encontros, talvez um dos mais inusitados tenha sido com a também indígena Vanessa Tukano, veterana do último ano do curso de graduação de Terapia Ocupacional, integrante da liderança do Centro de Culturas Indígenas.
Vanessa é Tukano, de São Gabriel da Cachoeira. Os Tukano são uma das 17 etnias que vivem às margens do Rio Uaupés, que serve, por mais de 188 quilômetros, de referência fronteira natural entre o Brasil e a Colômbia; Vivian Marúbo é de Atalaia do Norte (onde fica a sede de administração regional da Funai). Os Marúbo são originários da região do alto curso dos rios Curuçá e Ituí, da bacia do Javari, na Terra Indígena Vale do Javari.
Entre esses dois municípios – São Gabriel da Cachoeira e Atalaia do Norte – a distância, em quilômetros, não é tão grande. São 584,35 km, mas a travessia não pode ser feita por terra, pois não há sequer 1 km de estradas. As duas localidades estão separadas por uma viagem de avião que dura em média 18 horas e 40 minutos, superior ao tempo médio de voo entre São Paulo, capital, e Paris, na França. Já entre São Carlos, cidade sede de um dos quatro campi da UFSCar, e Atalaia do Norte, a distância é de 3.100 quilômetros; e entre São Carlos e São Gabriel da Cachoeira, 3.199 km.
“Este acolhimento ajuda as pessoas que estão chegando a se sentirem mais seguras. Elas chegam sem os familiares e a gente atua para ser uma família. Hoje, faço aquilo que foi feito por mim quando eu cheguei aqui como caloura”, conta Vanessa Tukano. “Nós, do CCI, atuamos antes da chegada, na chegada e depois. A UFSCar é muito grande e a gente precisa atuar diretamente para ajudar os nossos novos colegas”, completa.
Acolhida calorosa
“A chegada dos estudantes indígenas e de outros países é encarada por nós, da UFSCar, com muito cuidado e a avaliamos como muito bem-vinda. E por quê? Porque enriquece a nossa Universidade como um todo, trazendo diversidade para os nossos campi. Essa diversidade é uma riqueza que nós precisamos aproveitar”, destaca Daniel Leiva, Pró-Reitor de Graduação (ProGrad) da UFSCar.
“Esta já é uma semana tradicional, que realizamos para que calouros e calouras conheçam as pessoas, e não somente os serviços que essas pessoas ofertam aqui na Universidade”, completa Djalma Ribeiro Júnior, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE).
“Esta programação marca o início do período letivo. A chegada, a cada ano, de novos estudantes indígenas e de outras nacionalidades reafirma o nosso compromisso com a diversidade. Essa é uma marca da UFSCar. Eu gosto sempre de lembrar que na nossa missão consta a preservação da cultura da região. Mas também é nosso compromisso, enquanto instituição de ensino superior, a preservação e valorização da diversidade cultural”, finaliza a Reitora Ana Beatriz de Oliveira.
Programação
Semana de acolhimento dos estudantes indígenas e de outros países
Dia 18/03 – 8h às 17h – Anfiteatro Bento Prado Jr. – Apresentação de departamentos e secretarias da UFSCar
Dia 19/03 – 9h às 11h – AT2 – Plantão de confecção de carteirinhas
Dia 19/03 – 14h às 17h – Auditório do NAP – Apresentação da Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico (CAAPe)
Dia 20/03 – 8h às 12h – Anfiteatro Bento Prado Jr. – Palestra do ProEstudo, Grupo de Pesquisa Aldeia e tutorias
Dia 20/03 – 14h às 16h – Anfiteatro Bento Prado Jr. – Reunião com as coordenações de curso
Dia 22/03 – 9h às 11h30 – Auditório 1 da BCo – Roda de conversa com os PET’s Saberes e Ações em Saúde
Dia 22/03 – 12h30 às 16h – AT1 – Reunião entre veteranos e ingressantes indígenas
Dia 23/03 – 9h às 12h – Ponto de encontro: Em frente ao Ginásio – Passeio pela UFSCar
Dia 23/03 – 14h às 18h – Ponto de encontro: SGAS – Passeio pela UFSCar
Por: Marcílio Jose Sabino Lana