TUSCA começa neste final de semana e espera 30 mil turistas
Estima-se nesse evento mais de três mil novos postos de trabalho diretos e indiretos, isso não contabilizando ambulantes
E a esperada Taça Universitária de São Carlos (TUSCA) está chegando a partir deste sábado e a expectativa é que o evento receba entre 25 a 30 mil turistas entre atletas, torcidas, familiares e, inclusive, mão de obra especializada como suporte intensivo em segurança e saúde.
Estima-se nesse evento mais de três mil novos postos de trabalho diretos e indiretos, isso não contabilizando ambulantes. O setor de eventos traz consigo ações que movimentam fortemente o turismo e o comércio local da cidade e, esse ano o número estimado que deverá ser injetado em nossa São Carlos é o de R$ 10 milhões.
Além da rede hoteleira que já está fervendo e a movimentação de todas as linhas de ônibus da região São Paulo x interior, com a TUSCA, vários segmentos se beneficiarão no município, como os segmentos alimentícios e de transporte local. Inclusive o município acaba se beneficiando, pois quanto maior o giro econômico, maior a arrecadação através dos impostos e dos empregos diretos e indiretos gerados no evento.
História
Tudo começou com alguns jogos pontuais de integração entre as duas maiores faculdades da cidade, CAASO (USP) e UFSCAR (Federal). A competição era tão intensa e a diversão tão marcante, que não demorou muito para que a ideia de um torneio organizado nascesse dos próprios estudantes, motivados por disputas históricas.
A Taça Universitária de São Carlos – a TUSCA (ou segundo documentos antigos, Torneio Universitário de São Carlos), nasceu oficialmente em 1979 e a competição ia além das quadras. Antes mesmo dos jogos começarem, havia até guerra de ovos e muitas brincadeiras entre eles. Inclusive, uma das características do torneio era a “invasão da UFSCar”.
Originalmente, além das atléticas fundadoras participavam também estudantes da Fundação Educacional São Carlos (FESC), que oferecia cursos superiores de Biblioteconomia e Documentação e de Educação Física, e, da extinta Faculdades Integradas de São Carlos (FADISC).
Ao longo dos anos a TUSCA foi se estruturando e agregando mais admiradores e participantes, até que se formou o Corso – impossível não lembrar-nos do Corso, quase um carnaval fora de época. O Corso era uma celebração de abertura, sempre em uma quinta-feira, que consistia na saída de um trio elétrico da USP terminando tradicionalmente na UFSCar, em uma grande festa em céu aberto dando início ao torneio e continuidade à tradição. Atualmente o Corso não acontece mais, nas ruas, mas o evento de abertura ainda existe e a parte festiva do evento gira em torno de uma única estrutura.
Ao contrário de alguns outros torneios universitários, a TUSCA sempre inclui atléticas de universidades de outras cidades, visando uma competição mais abrangente e acirrada, priorizando o alto nível esportivo das participantes. Tradicionalmente, as modalidades disputadas são: basquete, futebol, handbol, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, xadrez, judô, rugby, jiu-jitsu, karatê, beisebol, atletismo, futebol americano, futsal, polo aquático, softbol, taekwondo e e-sports, todas abrangendo o feminino e o masculino e algumas, são mistas. Além destas, paralelamente acontece o Desafio de Cheerleading e o Desafio de Baterias, que não pontuam na tabela geral mas possuem premiação à parte.
Hoje, o torneio que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, dispõe de unidades de UTI Móvel, Ambulâncias de Suporte Básico e uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e bombeiros civis. Para manter a ordem e segurança, a organização do evento contrata verdadeiros exércitos de equipes particulares especializadas e monta grandes esquemas de segurança. A TUSCA se tornou senhora de uma estrutura e logística de impressionar a qualquer um.
Quem diria, que a rivalidade entre aqueles universitários, naqueles jogos por integração, resultaria em um evento tão importante, tradicional e único, se tornando a maior competição e maior evento poliesportivo universitário do país!