Servidores da Ebserh que atuam no Hospital Universitário de São Carlos entram em greve nesta segunda-feira
Servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), entraram em greve nesta segunda-feira, 06 de maio.
Os servidores estão insatisfeitos com o descaso do governo federal em relação ao reajuste salarial, pois eles entendem que merecem mais. A greve já atinge 17 Estados e o Distrito Federal.
Na manhã de hoje, houve um movimento na porta de entrada do hospital, onde faixas foram erguidas com os dizeres #valorizaçãosalárial, somos Ebserh, somos SUS, somos fortes entre outros cartazes.
Em São Carlos, apesar da greve não há impactos nos atendimentos no Hospital Universitário. Nesta manhã, funcionários fizeram um ato em frente à instituição.
NEGOCIAÇÃO
De acordo com o governo federal, o orçamento está pequeno e não é para ceder nas negociações. A Ebserh havia apresentado uma proposta de 2,15% nos salários, o que foi negado, depois veio outra proposta de 2,5% o que irritou os funcionários. O que os servidores querem é 14,07% e mais alguns benefícios.
NOTA
“A Ebserh informa que os representantes dos empregados na Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP rejeitaram as cláusulas sociais e econômicas propostas pela empresa, na última terça-feira (30), e mantiveram o indicativo de greve, mesmo com a disposição da Ebserh em manter o diálogo aberto com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e com a categoria em busca de melhores parâmetros.
Diante desse cenário, a Ebserh ingressou com pedido de mediação e conciliação pré-processual perante o Tribunal Superior do Trabalho (TST), requerendo que seja designada com brevidade audiência para dar continuidade à negociação entre a empresa e as entidades representativas dos trabalhadores”.