Secretário estadual de Saúde recebe comitiva de São Carlos a pedido de Roselei
Encontro foi agendado por Rossieli Soares, secretário de Educação do Estado, que esteve em São Carlos e participou do encontro nesta quinta
A reunião que o presidente da Câmara de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, ocorreu na tarde desta quinta-feira (3) em São Paulo. Em discussão esteve a infraestrutura para o tratamento e recuperação de pacientes vítimas da Covid-19.
Também participaram o vice-prefeito Edson Ferraz, os secretários municipais, Luiz Antonio Panone (Planejamento), Marcos Palermo (Saúde), o vice-diretor da Santa Casa, Roberto Muniz Junior, e o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, que agendou o encontro por solicitação do Roselei.
A comitiva são-carlense solicitou apoio do secretário para ampliar leitos de enfermaria destinados a pacientes de Covid e um número maior de testes por dia. As duas demandas serão analisadas pela equipe do Estado. A Santa Casa solicitou leitos pediátricos com cirurgias cardíacas, cuja proposta será analisada.
A pedido do presidente da Comissão de Saúde da Câmara de São Carlos, o vereador Lucão Fernandes (MDB), Roselei solicitou apoio na melhoria da distribuição de medicamentos de alto custo. “Nós sabemos o quanto as pessoas sofrem com a interrupção no fornecimento desses medicamentos”, explicou Roselei. O secretário não deu um prazo para solucionar esse problema porque, segundo ele, existem dificuldades nas licitações realizadas pelo Ministério da Saúde e o Estado não pode fazer as aquisições diretamente.
Os participantes da reunião solicitaram ainda que o Estado avalie a possibilidade de implantação de um AME Cirúrgico em São Carlos. O secretário orientou a formalizar um pedido que irá colocar em discussão no Estado. “A reunião foi muito importante porque conseguimos unir esforços em prol da Saúde de São Carlos e com as orientações do secretário tenho certeza que iremos colher frutos”, avaliou Roselei. Todas as demandas devem ser formalizadas pela Secretaria Municipal de Saúde à DRS nos próximos dias para posteriores avaliações do Estado.
“É um prazer receber essa comitiva de São Carlos, vamos fazer todos os esforços para atender bem a cidade, incluindo a Santa Casa, porque para cuidar das pessoas é preciso cuidar das Santas Casas, pois é lá que as pessoas nascem e são cuidadas”, disse o secretário Gorinchteyn.
“Agradeço ao doutor Jean pela atenção à região central do Estado de São Paulo e tenho certeza que a Secretaria irá dar uma atenção especial às pessoas que moram em São Carlos e na nossa região”, disse Edson Ferraz. “Fizemos importantes solicitações e agora iremos providenciar os encaminhamentos necessários para que o Estado possa avaliar mais detalhadamente”, disse Marcos Palermo.