Geral

São Paulo decreta fim do uso de máscara em ambiente aberto

Veja data e regras

O governo de São Paulo decretou o fim do uso de máscara, mas apenas ao ar livre. Em ambientes fechados, como o transporte público, a proteção facial continua obrigatória. A decisão foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 9. A medida já tem validade a partir desta quarta-feira. O estado foi um dos primeiros a implementar a medida, em maio de 2020.

“Este decreto libera o uso de máscara em ambientes abertos em todo o estado de São Paulo. Isso se aplica em ruas, parques, praças, pátios de escolas, estádios de futebol, centro abertos de eventos, autódromos e outras áreas correlatas. O uso de máscara será obrigatório ainda para ambientes fechados, como salas de aula, transporte público, escritórios de trabalho, cinemas, teatros e correlatos”, disse Doria em coletiva de imprensa, e logo depois tirou a máscara em um ato simbólico.

O governador ainda disse que no dia 23 de março o estado pode avaliar a retirada total da máscara. “Possivelmenre em duas semanas o estado pode avaliar a liberação completa do uso de máscara. Não estou anunciando, apenas antecipando aqui que os dados, as indicações, o caminho, está iluminado neste sentido”, afirmou Doria.

O que motivou o governo de São Paulo a tomar tal atitude é a baixa nos casos graves e mortes decorrentes da covid-19. A ocupação dos leitos de UTI, que preocupou no começo do ano com a variante ômicron, está em 37,6% em todo o estado. “Eu, como alguém que está acompanha a pandemia, não posso dizer que está no fim, mas estamos em um momento extremamente favorável”, disse o coordenador do Comitê Científico paulista, Paulo Menezes.

Há um consenso entre os especialistas em saúde pública de que neste momento há a possibilidade de retirar a obrigação de máscara em locais abertos, mas manter em locais fechados, como o transporte público. Eles ainda alertam que os números decorrentes de aglomerações registradas no Carnaval só serão percebidos na integralidade na próxima semana.

“Eu concordo com a flexibilização, mas deveria haver pelo menos uma indicação de que pessoas que são portadores de comorbidades, transplantados, obesos, idosos acima de 80 anos deveriam manter o uso de máscara por decisão própria”, opina Gonzalo Vecina, um dos maiores especialistas em saúde pública do país e fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Vacinação em SP

Com a vacinação mais avançada do país, o estado já imunizou com o esquema completo quase 90% da população com mais de 5 anos, em que a aplicação é permitida. Considerando a primeira dose, a aplicação supera os 98%. Quando se olha apenas o universo de crianças de 5 a 11 anos, a taxa supera os 70%, levando em conta apenas a primeira dose.

Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, noticias de São Carlos e região, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.
Botão Voltar ao topo