Cidade

Santa Casa realiza captação de múltiplos órgãos para doação

Nessa madrugada de domingo (13/11) foram captados coração, pulmão, rins e fígado de um mesmo doador.

Uma corrida contra o tempo para salvar vidas. Equipes de captação de três  hospitais estiveram na Santa Casa de São Carlos para a realização de captação de múltiplos órgãos. Médicos vieram em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e também de carro para realizar os procedimentos.

A Prefeitura de São Carlos também fez uma operação especial para dar suporte e garantir o sucesso da ação. O transporte é fundamental para garantir que os órgãos cheguem a tempo para os pacientes que serão transplantados e o SITS (Serviço Integrado de Transporte Sanitário) de São Carlos e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram os responsáveis pelo transporte dos órgãos captados com a escolta da Guarda Municipal. A Força Aérea Brasileira também participou dessa logística.

O doador, um homem de 42 anos, teve coração, pulmão, rins e fígado captados para transplantes. A família autorizou a doação.

O coração e o pulmão irão para o Incor. O fígado para o HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo. Os rins para o HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto. Ao todo, 5 pessoas serão beneficiadas.

É a terceira vez nesse ano que a Santa Casa realiza uma captação múltipla. As duas anteriores ocorreram em abril e junho. No total, a Santa Casa realizou, 6 procedimentos de captação em 2022.

A captação dessa madrugada foi realizada em um momento, que com o apoio da Prefeitura, do Secretário de Planejamento e Gestão, Netto Donato, e da Secretária de Saúde, Jôra Porfírio, a Santa Casa discute se tornar um hospital transplantador, ou seja, capaz de realizar transplantes e não apenas fazer a captação dos órgãos.

Para a médica do HC de São Paulo, Dra. Amanda Maria da Silva, “a doação é a base de tudo, é com esse ato de amor que a família decide pela realização da doação, que todo o processo é possível. A primeira coisa que a gente tem que dizer é que o estímulo à doação é o que mantém o serviço de transplante vivo. Então é preciso divulgar a doação, para ser doador basta avisar a família, essa é a informação mais importante. Aqui a gente está fazendo um procedimento combinado, um procedimento grande, hoje a gente veio de São Paulo com apoio da Força Aérea Brasileira, o que facilita muito a  logística do procedimento” – destaca.
A Secretária Municipal de Saúde, Jôra Porfírio, a Diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, Lindiamara Talita Soares e a Chefe de Gabinete da Secretária de Saúde, Luciana Almeida, estiveram presentes na Santa Casa na noite de sábado (12/11) para acompanhar e coordenar as ações da parceria Prefeitura e Santa Casa.

Jôra Porfírio também ressaltou a decisão da família do doador. “É muito emocionante ver que uma pessoa pode perder a vida, e os familiares mesmo com as dores desta perda, ainda se compadecem de outras tantas pessoas que aguardam nessa fila de transplante. Gostaria de agradecer em meu nome e do prefeito Airton Garcia, a essa família, que apesar da dor de perder um ente querido,  ainda teve a nobreza de estar doando seus órgãos para que salvem outras vidas” , disse.

Rosângela Aparecida de Sousa, enfermeira da CIHDOTT (Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes)  explicou a importância da doação, mesmo em um momento de bastante comoção para as famílias.
“A doação é extremamente essencial, é muito importante que as famílias se conscientizem, pois nós vamos estar ajudando um grande número de pessoas. Por mais que seja um momento de dor, um momento muito difícil, muito triste, nesse ato de estar doando os órgãos, a gente consegue ajudar muita gente. Hoje por exemplo vamos poder ajudar cinco pessoas. E a gente poder estar ajudando outras famílias, que estão tristes , e vamos estar dando uma esperança para que essas famílias estejam começando uma vida nova”.

DOE ÓRGÃOS! SALVE VIDA!

Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira (10/11), 37 mil 456 pessoas aguardam por transplante de órgãos no Brasil. “Hoje São Carlos vai estar contribuindo integralmente para que uma ou várias pessoas possam retomar sua vida e seguirem em frente com esses órgãos transplantados. Isso salva vidas. É conscientização que a gente diz: doe órgãos, órgãos salvam vidas”, complementou a Secretária Municipal de Saúde.

O Provedor de São Carlos, Antônio Valério Morillas Júnior, agradeceu a família que decidiu pela doação e enfatizou também o empenho das equipes que vieram de outros hospitais e também o empenho de todos os funcionários da Santa Casa de São Carlos.
“Primeiro nossos sentimentos para com os familiares do doador. Gesto nobre em um momento de profunda tristeza. E também nosso reconhecimento aos médicos e profissionais de saúde, de outras instituições de saúde, e dos colaboradores aqui da Santa Casa,  que em pleno feriado cumpriram o seu dever de salvar vidas.
Com a ajuda das autoridades, como da Prefeitura de São Carlos, cada vez mais poderemos demonstrar todo o nosso potencial, e no futuro nos tornarmos um hospital transplantador” – concluiu o provedor.

captação de múltiplos órgãos para doação

Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, noticias de São Carlos e região, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo