RUMO vai fazer o reforço estrutural do viaduto 4 de novembro
A ideia da concessionária é iniciar a obra no início de 2023
Representantes de relações governamentais e institucionais da concessionária RUMO apresentaram na manhã desta quarta-feira (26/10), ao prefeito Airton Garcia e aos secretários de Obras Públicas, João Muller, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Will Marques e de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, os estudos realizados para a recuperação estrutural do Viaduto 4 de Novembro “Antônio Massei”.
De acordo com Rodrigo Verardino de Stéfani, gerente de Relações Institucionais da RUMO, não foram encontrados problemas na fundação do viaduto. O estudo realizado mostra fissuras superficiais, crescimento de vegetação entre os pilares, revestimento asfáltico com fissuras e segregações no concreto. A ideia da concessionária é iniciar a obra no início de 2023. O custo total da obra, recuperação estrutural e duplicação, foi estimado em R$ 40 milhões.
“Acionamos os representantes da RUMO para que antes da construção da alça para a avenida José Pereira Lopes, a empresa realizasse o reforço estrutural do Viaduto e agora eles apresentaram para a Prefeitura, o estudo que realizaram para fazer essas intervenções. Para nós é muito importante, uma vez que não teremos nenhum custo. Eles contrataram uma empresa que fez todo levantamento estrutural e chegaram à conclusão que a parte de fundação não tem problema”, explica o secretário de Obras Públicas, João Muller, que solicitou que assim que o projeto esteja finalizado seja apresentado em audiência pública para a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos e para os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Condusc), além dos vereadores.
O prefeito Airton Garcia agradeceu a RUMO pela parceria. “Quando fui conhecer o projeto para a duplicação do Viaduto 4 de Novembro e quais alterações seriam necessárias, após analisar as observações feitas pela equipe de engenheiros da Prefeitura, concordei, porém já solicitei a empresa o reforço estrutural do local. Portanto essa é uma grande notícia para a Prefeitura, vamos resolver dois problemas de uma única vez”, disse o prefeito de São Carlos.
O projeto de duplicação do Viaduto 4 de Novembro respeita a questão ambiental e também evita grandes intervenções na rua Visconde de Inhaúma e o possível deslocamento da torre de telefonia ali existente. Foram preservados acesso ao Poupa Tempo, aos Correios e ao comércio no entorno.
“Vamos ter uma alça com acesso à avenida José Pereira Lopes e o prefeito condicionou o reforço estrutural do atual viaduto, tendo em vista que com o fechamento da passagem em nível pela linha do trem na rua General Osório, deverá aumentar o fluxo de veículos entre 20% a 25%”, finaliza Muller.
A RUMO também vai ceder ao município um Plano de Manutenção para postergar a vida útil do viaduto por mais 50 anos.
Além dos representantes da concessionária, Rodrigo Verardino de Stéfani, Thiago Augusto e Marcelo Rodrigues, também participaram da apresentação o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), os secretários de Comunicação, Leandro Severo e de Segurança Pública, Samir Gardini, além dos arquitetos da Fundação Pró-Memória, Rodrigo Peronti e Mariana Lucchino.
A RUMO também vai fazer a duplicação da passagem sobre a linha férrea na Vila Morumbi, na região da CDHU, com a construção de passarela para pedestres com três rotatórias.