Programa Asas para todos inicia curso de Aeronaves para mulheres em São Carlos
Foi realizada na tarde da última segunda-feira (17/06), o lançamento oficial do Curso Técnico em Manutenção em Aeronáutica em Célula do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus São Carlos, com a aula magna realizada pelo presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Sousa Pereira.
O curso faz parte do programa Asas para Todos da ANAC, criado para fomentar a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação aeronáutica na aviação civil brasileira. A iniciativa integra o rol de ações do pilar social da política de sustentabilidade da Agência e foi idealizada para ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil. As atividades são direcionadas a estudantes de baixa renda, mulheres, profissionais da área, passageiros e servidores da Agência. Com a união de Governo, setor aéreo, universidades e sociedade, o programa promove um grande pacto pela diversidade e a inclusão social na aviação civil do país.
Segundo dados da ANAC a participação das mulheres na aviação civil é pequena, sendo 3,2% para pilotos e 10% para engenheiros, o que mostra um desequilíbrio muito grande, o objetivo do programa é equilibrar esse número dando oportunidade e inspirando meninas e mulheres a participar desse setor predominantemente dominado por homens.
O curso oferece 40 vagas, sendo 24 ocupadas por mulheres, a duração é de 24 meses, os estudantes durante esse período receberão uma bolsa de R$ 700,00 mensais e após o término do curso mais 12 meses de bolsa com o mesmo valor para incentivar a continuação nos estudos na área.