Ponte em Santa Eudóxia em área Urbana corre risco de desabamento
O Diretor do Departamento da Administração Regional do Distrito de Santa Eudóxia, Marivaldo Araújo procurou a Defesa Civil, por meio do Diretor Pedro Caballero e a Secretaria Municipal de Obras solicitando um laudo sobre a estrutura da Ponte sobre o Córrego do Itararé, na Rua Rui Barbosa, no distrito de Santa Eudóxia entre as Ruas Cristovam Martinelli e a Coronel Joaquim Cintra, próximo a Escola estadual Visconde da Cunha Bueno.
A referida Ponte, que data da década de 20, foi construída em pedra ferro, sem nenhuma técnica estrutural. Após vistoria das equipes técnicas e da Defesa Civil chegou-se à conclusão que a mencionada Ponte sofreu rompimento estrutural com dilatação extrema entre as pedras ferro assentadas como muro de contenção, fatos que ocorreram devido às fortes chuvas nos meses de dezembro e janeiro último.
A situação se enquadra em situação de emergência ou calamidade pública, o que leva a uma intervenção de urgência, visto que existe risco a segurança de pessoas, em especial aos alunos da Escola Visconde da Cunha Bueno, serviços e outros bens. Desta forma, como o município se encontra em estado de calamidade pública, reconhecida pelos governos estadual e federal, desde as fortes chuvas de 28 de dezembro de 2022, a Prefeitura deverá optar por uma interferência emergencial a fim de evitar graves consequências à população do distrito de Santa Eudóxia.
“ Vamos consultar o Secretário de Governo e iniciar, caso não haja óbice, um processo de contratação emergencial para derrubar a atual estrutura e reconstruir uma nova ponte, que é fundamental para o viário do vilarejo, cujo caminho leva dezenas de alunos diariamente à escola, por meio de transporte por ônibus ou mesmo a pé. A situação é grave e merece um investimento que traga dignidade à população local. Na verdade, está ponte vem, há anos se movimentando nos períodos de chuva” disse João Muller Secretário de Obras