Enquanto milhões de pessoas estão de forma orientada em seus lares no isolamento ou distanciamento social, a fim de evitar uma tragédia de infectados por meio do Coronavírus, algumas categorias de profissionais trabalham diuturnamente para aplicar e manter as regras em sociedade em caso s de exceções administrativas.
Desde o dia 21 de março, equipes de fiscalização formadas por Guardas Municipais, Polícia Militar em atividade delegada, Vigilância Sanitária, Procon e Fiscais de Posturas estão se revezando em dois turnos orientando, notificando e interditando comércios e prestadores de serviços.
Além dos serviços de rua, esses valorosos servidores atuam nos bastidores elaborando estratégias, medidas unificadas , ações e planejamento.Os números são impressionantes, só de averiguações, orientações e denúncias são aproximadamente 3437 atendimentos. Notificações, interdições e fechamentos já são 332 autuações.
A Vigilância sanitária efetuou perto de 215 vistorias. A determinação superior é sempre optar pela orientação, e notificação. No entanto, em algum momento se houver descumprimento esses profissionais terão que aplicar medidas um pouco mais rigorosas.
O Município e Estado determinaram, inicialmente restrições de atividades comerciais até 07 de abril, com possibilidade de alterações de acordo com orientações técnicas e evolução da pandemia no município e estado. Hoje os serviços considerados essenciais estão em atividade normal, com procedimentos de segurança a saúde dos colaboradores e consumidores.
Continuam atendendo a população supermercados, farmácias, revendedores de gás, clínicas, lavanderias, hotéis, serviços de limpeza, postos de combustíveis, oficinas, transportadoras, indústrias, construção civil e Delivery em serviços de entrega, Sacolões de hortifrutigranjeiros, serviços de segurança, Pecuárias entre outros. No entanto todos orientados com procedimentos de segurança a saúde, serviços essenciais desde que evitando aglomerações no interior do comércio.
Se estamos atingindo um nível satisfatório de mi solamento e distanciamento social devemos agradecer aqueles que se conscientizaram de que é grave a pandemia do Coronavírus e os nossos valorosos servidores da linha de frente, Guarda Municipal, Procon Vigilância Sanitária, Policiais Militares e os Fiscais de Posturas.
Há de se ressaltar o maravilhosos trabalho dos profissionais da área de saúde, que por vezes se afastam até da sua família para cuidar da nossa.