Assinada a ordem de serviço para início das obras do CRAS do Residencial Itatiaia
CRAS do Residencial Itatiaia
Os secretários de Planejamento e Gestão, Netto Donato, de Obras Públicas, João Muller e Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, assinaram, a pedido do prefeito Airton Garcia, a ordem de serviço para o início da segunda etapa das obras de construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Residencial Itatiaia, na região do Cidade Aracy.
A obra foi licitada, Tomada de Preços N° 01/2022, Processo Administrativo Nº 10400/2021, e o investimento será de R$ 721.760,76 com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Segundo o secretário de Obras Públicas, João Muller, essa obra é um pedido do prefeito Airton Garcia para a pasta da Cidadania. “Hoje o grande Cidade Aracy, do qual o Itatiaia faz parte, tem aproximadamente 60 mil moradores e apenas uma unidade do CRAS para atender todas essas famílias, portanto esse equipamento público, com 260 metros quadrados, vai melhorar a prestação do serviço”, avalia Muller.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada das famílias para a política de assistência social, servindo para garantir acesso aos direitos sociais das famílias que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social.
O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e que podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, entre eles Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Benefício de Prestação Continuada (BPC), vale gás, entre outros.
“No CRAS do Cidade Aracy já realizamos mais de 900 atendimentos por mês, por isso essa nova unidade é muito importante para a organização e articulação da rede socioassistencial. Dessa forma, possibilitaremos mais acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais”, garante a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.
Netto Donato, secretário de Planejamento de Gestão, disse que o prefeito Airton Garcia solicitou celeridade no processo. “Como o CRAS atende famílias e indivíduos em situação de desproteção, o prefeito pediu um espaço acessível e amplo para atender as pessoas que necessitam desse serviço”.
No CRAS do Cidade Aracy mensalmente 54 famílias recebem acompanhamento pelo PAIF, 43 recebem vale gás e cerca de 600 famílias são atendidas com cestas básicas.A Secretaria de Cidadania e Assistência Social também oferece os mesmos serviços nos CRAS do Jockey Clube, Pacaembu, Santa Felícia, São Carlos VIII e de Santa Eudóxia/Água Vermelha.